Francisco Pereira Passos
Prefeito do Rio de Janeiro
Mandato1902 a 1906Antecessor(a)Carlos Leite Ribeiro
Sucessor(a)Francisco Marcelino de Sousa Aguiar
VidaNascimento29 de agosto de 1836 Rio de Janeiro
Morte12 de março de 1913 (76 anos)
Dados pessoaisProfissãoEngenheiro
Filho de Antônio Pereira Passos, barão de Mangaratiba, e de Clara Oliveira. Até os catorze anos foi criado na Fazenda do Bálsamo, em São João Marcos, atualmente distrito deRio Claro, no estado do Rio de Janeiro. Em março de 1852 ingressou na então Escola Militar, atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - antiga Universidade do Brasil onde se formou em 1856 como Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas o que lhe dava o Diploma de Engenheiro Civil. Foi colega de turma deBenjamin Constant.
Estudou na França de 1857 ao final de 1860, onde assistiu a reforma urbana de Paris promovida por Haussmann.
A estada em Paris exerceu profunda influência em Passos, que iria dedicar-se à engenharia ferroviária e ao urbanismo.
Em seu retorno ao Brasil, em 1860, Pereira Passos dedica-se à construção e expansão da malha ferroviária brasileira, sob a demanda da economia cafeeira. Participou da construção da ferrovia Santos-Jundiaí (1867), do prolongamento da Estrada de Ferro D. Pedro II até o São Francisco (1868), foi consultor técnico do Ministério da Agricultura e Obras Públicas (1870).
Voltou à Europa em 1871, na companhia do Barão de Mauá, como inspetor do Governo Imperial. Na Europa, estudou o sistemas ferroviários europeus e se inspirou na estrada de ferro suiça, a que subia o Monte Righi com inclinações de até 20%, para a executar o prolongamento da estrada de ferro da serra de Petrópolis. Sistema que seria ainda usado posteriormente na primeira estrada turística do Brasil, a Estrada de Ferro Corcovado. Dirigiu na mesma época o Arsenal de Ponta da Areia, a convite do Barão de Mauá, produzindo trilhos, vagões, etc.
Foi nomeado engenheiro do Ministério do Império em 1874, cabendo a Pereira Passos acompanhar todas as obras do governo imperial. Integrou a comissão que iria apresentar o plano geral de reformulação urbana da capital, incluindo o alargamento de ruas, construção de grandes avenidas, canalizações de rios entre outras medidas urbanas e sanitárias. O levantamento realizado de 1875 a 1876, seria a base do futuro plano diretor da cidade, posto em prática na administração de Passos como prefeito.
Retornou à Europa em 1880 e permaneceu em Paris até 1881. Neste interim frequenta cursos na Sorbonne e no Collége de France. Visita fábricas, siderúrgicas, empresas de transporte e obras públicas na Europa. Ainda em 1881 torna-se consultor da Compagnie Générale de Chemins de Fer Brésiliens, para acompanhar a construção de uma linha ferroviária no Paraná, ligando o porto de Paranaguá à Curitiba.
No seu retorno ao Brasil, muda-se para o Paraná e somente após a inauguração da ferrovia em 1882, retorna à capital. Em seu retorno, assume a presidência da Carris de São Cristóvão, substituindo Visconde de Taunay. Após restruturar a empresa, em 1884, Pereira Passos propõe aos acionistas a aquisição do projeto do italiano Giuseppe Fogliani, para a construção de uma grande avenida. Apesar da aprovação dos acionistas e da licença para construção obtida, o projeto não saiu do papel. No entanto, essa seria mais uma antecipação do que viria a ocorrer em sua gestão como Prefeito 20 anos depois: a abertura da Avenida Central.
Principais obras da gestão de Pereira Passos
- 1903 - Inauguração do Pavilhão da Praça XV
- 1903 - Prolongamento da Rua do Sacramento (atual Avenida Passos) até a Rua Marechal Floriano
- 1903 - Inauguração do Jardim do Alto da Boa Vista
- 1903 a 1904 - Alargamento da antiga Rua da Prainha (atual Rua do Acre)
- 1904 - Construção do Aquário do Passeio Público
- 1904 - Obras na Rua 13 de Maio
- 1905 - Início da Construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (inaugurado em 1909)
- 1905 - Inauguração da nova estrada da Tijuca
- 1905 - Alargamento e prolongamento da Rua Marechal Floriano até o Largo de Santa Rita
- 1905 - Alargamento da Rua do Catete
- 1905 - Alargamento e prolongamento da Rua Uruguaiana (antiga Rua da Vala).
- 1905 - Inauguração da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), marco de sua administração
- 1905 - Decreto para a construção da Avenida Atlântica, em Copacabana
- 1905 - Inauguração da Escola-Modelo Tiradentes
- 1905 - Abertura da Rua Gomes Freire de Andrade
- 1905 - Abertura da Avenida Maracanã
- 1906 - Alargamento da Rua da Carioca
- 1906 - Inauguração da fonte do Jardim da Glória
- 1906 - Inauguração da nova Fortaleza na Ilha de Lage
- 1906 - Inauguração do palácio da exposição permanente de São Luiz (futuro Palácio Monroe)
- 1906 - Conclusão das obras de melhoramento do porto do Rio de Janeiro e do Canal do Mangue
- 1906 - Inauguração das obras de melhoramento e embelezamento do Campo de São Cristóvão
- 1906 - Aterramento das praias do Flamengo e Botafogo, com construção de jardins;
- 1906 - Inauguração do alargamento da Rua Sete de Setembro , entre as avenidas Central e Primeiro de Março
- 1906 - Inauguração da Avenida Beira-Mar
- 1906 - Reforma do Largo da Carioca
- 1906 - Construção do Pavilhão Mourisco, em Botafogo4
- 1906 - Construção do Restaurante Mourisco, próximo à estação das barcas, no Centro
- 1906 - Melhorias no abastecimento de água da cidade.
Bom gente é isso ai eu fiz essa pesquisa em homenagem a minha grande escola ESCOLA MUNICIPAL PEREIRA PASSOS que é um exemplo de ensino público, graças a essa escola sou o que sou hoje e graças a ela posso ajudar pessoas com esse meu blog! Beijinhos
http://emppassos.blogspot.com.br/
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