estudar é aqui!

estudar é aqui!

sábado, 27 de dezembro de 2014

Ciências : BIOMAS BRASILEIROS



BIOMA : Conjunto de seres vivos que habitam uma determinada região, com condições climáticas  próprias.
SÃO ELES : AMAZÔNIA , CERRADO , PANTANAL , PAMPAS , CAATINGA E MATA ATLÂNTICA.

BIOMAS                          ÁREA / TOTAL BRASIL (%)
Floresta Amazônia                                   49,29%
Cerrado                                                     23,92%
Mata Atlântica                                          13,04%
Caatinga                                                    9,92%
Pampas                                                      2,07%
Pantanal                                                    1,76%

                                            A MATA ATLÂNTICA

O bioma Mata Atlântica é uma floresta tropical, com clima quente e úmido. É considerado um dos ambientes com maior número de tipos de seres vivos diferentes. Basta observar estas duas imagens da Mata Atlântica. Nela, encontramos uma quantidade enorme de plantas diferentes. Umas são altas, outras vivem em lugares baixos e bem úmidos , outras ainda possuem folhas alongadas , em contraste com aquelas que possuem folhas curtas e largas.
Pau-Brasil   


                                             AMAZÔNIA

O bioma Amazônia é o maior bioma do Brasil e  a maior floresta tropical do mundo. O clima é quente e úmido com chuva durante o ano todo. Um verdadeiro mundo úmido que abriga uma enorme variedade de plantas ( 2500 tipos de árvores ), animais, cogumelos e outros seres vivos. Um mundo repleto de água, formado por mais de 1100 rios. Somente o rio Amazonas lança milhões de litros de água no mar por segundo!
Esse bioma apresenta uma grande variedade de ambientes, com matas de terra firme, de matas de igapós, matas de várzea e outros.

Terra firma












Igapós

Várzea


                                                  CAATINGA

É um BIOMA brasileiro localizado na região nordeste. O clima é seco e quente, com escassez de chuva. Por isso, a vegetação fica muito ressecada, quase branca.
Os animais da Caatinga têm hábitos noturnos  para escapar do intenso calor do dia.
A biodiversidade é menor nesse bioma do que na floresta Amazônica.

   



                             PAMPAS

A vegetação do bioma Pampas é caracterizado por vastos campos que crescem no clima mais frio do Brasil. É no sul do país que as geadas ocorrem com mais frequência. 

  

                                PANTANAL

Áreas de terras cobertas de água. Isso ocorre, de tempos em tempos, em grande parte das terras baixas que formam esse bioma.
Tempo de cheia de outubro a abril, tempo de seca no restante do ano. Sempre é tempo de vida no Pantanal!

  

                               CERRADO

O segundo maior bioma do Brasil. Localiza-se na região central do país. A região é quente , com longos períodos de seca. A vegetação que encontramos no cerrado é rasteiro, com algumas árvores baixas e troncos retorcidos .

  

                                       ESPERO QUE GOSTEM GENTE!!
                                             BEIJOS!!

18 comentários:

  1. gostei muito sempre vou ir aqui e muito bom explica direitinho eu amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tirei 10 no meu trabalho muito bom amei parabéns.

      Excluir
    2. Valeu eu vou fazer pro meu trabalho e tenho prova hoje obggg

      Excluir
  2. muito bom,me ajudou a estudar pra provaaaaa

    ResponderExcluir
  3. isso vai ajudar no meu trabalho muito obrigado!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. muito bom adorei porque eu tinha que estudar para minha prova

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ajudo a tirar um 10 no trabalho de ciências Valeu

    ResponderExcluir
  6. Essas informações geográfica sobre Bioma para mim foi muito útil aprendi boas coisas que ainda não sabia. Inclusive estou estudando para o segundo bimestre.
    Agradeço muito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. muito bom me ajudou a fazer o trabalho e estudar ;-;

    ResponderExcluir
  8. És bien porl demas sou espanhole e aprendi porl demas múthuo obrigado a lo creator:-D:-D^_:-);-)B-)

    ResponderExcluir
  9. Super amei ajudou muito para o trabalho do meu filho.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, ajudou muito minha filha de oito anos

    ResponderExcluir
  11. Eu quero ele com os verbos no futuro

    ResponderExcluir