VÍTIMAS DO BULLYING
O bullying é um ato muito violento e marcante na vida das vítimas e os agressores não sabem o quanto a vítima sofre! As vítimas são os que sofrem bullying. Podem ser chamadas também de alvos do bullying. Em geral são tímidas, inseguras e sensíveis. Tendem a ser mais sozinhas, com poucos amigos. Têm dificuldade para se defender e este é um dos motivos para o bully atacá-las.
Como os bullies têm necessidade de mostrar poder através da diminuição do outro, eles ficam procurando aqueles que serão mais fáceis de se submeter.
Os autores apontam algumas características ou situações que podem tornar as pessoas vítimas de bullying:
- Ser novo na escola
- Ser o mais novo ou mais nova da sala
- Ser submisso, ansioso sem autoconfiança
- Ter comportamentos e atitudes que o bully acha chatos
- Ser pobre ou rico
- Ser de raça, religião ou de orientação sexual diferentes
- Ser muito inteligente, bom aluno
- Ser gordo ou magro, usar aparelho ou óculos, ter espinhas, usar roupas diferentes da maioria
- Ter deficiências físicas ou mentais – os estudos mostram que estas crianças e jovens sofrem até três vezes mais bullying do que os outros
- A criança ou jovem que está no lugar errado no tempo errado – é atacado porque o bully queria agredir alguém ali, naquele lugar, naquela hora.
É preciso ficar bem claro: Não é porque alguém possui uma destas características que vai ser obrigatoriamente vítima de bullying.
As vítimas podem ser passivas, provocadoras ou agressoras.
VÍTIMAS PASSIVAS – São mais inseguras e ansiosas do que o resto dos alunos. Quando atacadas geralmente reagem chorando (quando menores) ou se retraindo. Em geral são solitárias, sem amigos. Segundo Olweus (o primeiro pesquisador do bullying) “parece que o comportamento e a atitude delas dá o sinal para os outros de que são inseguras e que não vão reagir se forem atacadas ou insultadas”.
VÍTIMAS PROVOCADORAS – Provocam os colegas, agem impulsivamente. Com isto atraem reações agressivas com as quais não sabem lidar e acabam se tornando vítimas. Muitos podem ser considerados hiperativos. Vou dar um exemplo: na escola onde eu trabalhava tinha um menino do quinto ano que vivia implicando com um aluno do 3º. do Ensino Médio. Jogava bolinha de papel nele, chamava de gordão, etc. Um dia, o maior se cansou, levou o menino pra quadra e abaixou a calça dele. De provocador passou a vítima. Ficou claro?
VÍTIMAS AGRESSORAS – São os alunos que sofreram bullying e depois passam para o papel de bully, intimidando seu próprio agressor ou outro aluno. São tidas como as mais perigosas, porque podem desenvolver sentimentos de vingança e um dia cometer atos de loucura com os próprios colegas ou contra a escola em que estudaram. É mais ou menos o caso do Wellington, que matou várias crianças indefesas em Realengo, justamente na escola onde estudou e sofreu bullying.
NINGUÉM MERECE SER VÍTIMA DE BULLYING. NÃO PRECISAMOS SER AMIGOS DE TODOS OS NOSSOS COLEGAS, MAS PRECISAMOS TRATAR TODOS COM RESPEITO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário